Campanha de Marketing Digital para o Dia dos Pais
Selecionamos algumas ideias práticas a partir de estratégias realizadas pelos nossos clientes e que podem servir de inspiração para seu negócio
Agosto já está se aproximando e você não conseguiu pensar na campanha de Dia dos Pais? Então este post é para você. A correria está grande para todos que estão buscando conquistar clientes no mundo digital. É até natural que a sua empresa ainda não tenha conseguido iniciar suas ações para o Dia dos Pais. Mas, calma, nós vamos te ajudar .
É comum que algumas pessoas deixem para comprar presentes de Dia dos Pais — ou de qualquer outra data comemorativa — na última hora. Outras ainda não decidiram o que comprar. Porém, com alguns sinais de retomada econômica aparecendo, as pessoas devem voltar a presentear os pais com mais carinho e dedicação.
Aliás, a seguir você vai ficar sabendo que, no ano passado, o ecommerce vendeu mais de R$ 6 bilhões nessa data! Mais um motivo para se preparar para 2023, não é mesmo? Ah, e se você ainda não marcou no calendário, a data comemorativa cai no dia 13 de agosto.
Por isso, saiba que ainda dá tempo de começar uma campanha de Dia dos Pais e realizar ações que podem ser feitas de forma prática e ráida. Selecionamos ideias práticas a partir de estratégias realizadas pelos nossos clientes que podem servir de inspiração, trazendo resultados mais rápidos para o seu negócio.
Trazemos, também, algumas ideias específicas para Email Marketing e para ecommerce. As vendas por meios digitais, aliás, devem seguir crescendo muito, já que as pessoas estão cada vez mais habituadas a fazer compras online. Continue lendo o post para fazer uma ótima campanha de Dia dos Pais!
Como foi o ecommerce no Dia dos Pais no ano passado?
Dia dos Pais, Dia das Mães ou Dia dos Namorados, são muitas as datas importantes para o ecommerce brasileiro que merecem campanhas de Marketing Digital. Apesar do lucro crescer anualmente para todas essas datas, o Dia dos Pais deixou de ser uma data secundária de faturamento para as vendas online. Em 2022, por exemplo, as vendas foram significativas, já que o hábito de comprar online está cada vez mais consolidado!
Segundo dados da Neotrust, empresa de Inteligência de mercado focada em ecommerce, em 2022 o faturamento dos ecommerces na época do Dia dos Pais foi de R$ 5,9 bilhões — uma leve queda de 3,4% a mais em comparação com o ano anterior. A curiosidade é que, na semana da data, houve um crescimento de 11,7% nas vendas em relação ao mesmo período no ano anterior.
Ou seja, há diversas oportunidades de capturar esses compradores online! Isso também significa um esforço maior das marcas em conquistar a atenção e a preferência do consumidor na web. E, nesse cenário, o Marketing Digital ajuda a criar identificação, a resolver problemas e a elaborar benefícios personalizados para o público.
Ações de Marketing Digital para a campanha de Dia dos Pais do seu ecommerce
Como você viu, as oportunidades para vender no Dia dos Pais 2023 serão grandes! Assim, você pode apostar em múltiplas ações de Marketing Digital para atingir o público em várias frentes. A seguir, trazemos 11 sugestões simples para você colocar em prática no seu negócio:
Facilite o acesso dos clientes pelo WhatsApp
O WhatsApp está consolidado como o meio favorito dos brasileiros para pesquisar produtos, tirar dúvidas e fazer compras. Dessa forma, o consumidor espera facilidade de acesso para conversar com a sua loja, seja ela física ou virtual. A melhor forma de fazer isso é com um link de WhatsApp.
Esse link é uma funcionalidade do aplicativo que permite iniciar uma conversa com apenas um clique. Depois, você pode colocá-lo onde quiser para que seja facilmente encontrado, como no seu site ou nas suas redes sociais.
Dicas de presentes para o Dia dos Pais
Escolher um presente é o primeiro desafio da data. Segundo dados do Google Trends, a busca por “presente dia dos pais” tem seu pico entre a última semana de julho e primeira semana de agosto.
Faça uma seleção com os seus produtos mais vendidos no mesmo período do ano passado, fale sobre seus benefícios e diferenciais e use boas imagens reais do produto.
Ideias para homenagear seu pai no Dia dos Pais
Nas buscas do Google, vemos um volume de crescimento para “presente criativo” e para “DIY” (do it yourself, ou faça você mesmo) relacionados a presentes.
Aproveite a tendência e crie envolvimento emocional com o leitor dando dicas que podem incluir seu produto, mas que sejam uma experiência inesquecível entre pais e filhos.
Se você vende vinho, por exemplo, pode ser um convite para um piquenique com a família no Dia dos Pais.
Os melhores presentes de até R$ 100 para o seu pai
O seu cliente pode não saber ainda o que vai comprar, mas geralmente já sabe o orçamento disponível para o presente.
Criar listas de sugestões por faixa de preço pode ser muito interessante para este público.
Quiz: Qual presente tem o estilo do seu pai?
O quiz é uma opção mais descontraída para aumentar sua base, gerar engajamento com o público e, de quebra, recomendar produtos de sua loja.
Você pode usar uma linguagem mais leve e no resultado sugerir produtos da sua marca ou loja que mais têm a ver com um perfil específico de pai.
Email com seleção de produtos: Quer uma seleção de produtos incríveis para presentear no Dia dos Pais?
Para aquecer os clientes que já estão na sua base e já conhecem a sua marca, voltamos à ideia de auxiliar na decisão de compra, criando uma seleção especial de produtos para essa data.
Selecione os melhores produtos e não esqueça de oferecer descontos ou frete grátis na campanha de Dia dos Pais.
Email de oferta 2 em 1: Dia dos Pais — descontos especiais para você e para seu pai
Nem todas as empresas têm o perfil completo dos seus clientes para saber quais são ou não são pais. Sendo assim, como aproveitar a data para ampliar um benefício de desconto com essa temática?
Uma oferta dois em um pode aumentar o ticket da compra, usando o gatilho de “ganhe desconto e aproveite uma só entrega para você e para seu pai”.
Email promocional: Para pais e filhos – desconto exclusivo para pais que também valem para o dia da criança
Segundo o Google Trends, as primeiras buscas por “presente dia dos pais” iniciam perto do Dia das Mães. Então por que não aproveitar a data e criar um vínculo com a recompra?
Se o seu mix de produtos permite, por exemplo, que seja comprado um presente de Dia das Crianças ou Natal na sua loja, uma ideia é criar um desconto exclusivo para essa próxima aquisição.
Exemplos de campanhas de Marketing Digital para o Dia dos Pais
Selecionamos algumas ideias práticas a partir de estratégias realizadas por empresas que são ou já foram clientes da RD e que podem servir de inspiração para seu negócio. Acompanhe os exemplos, ilustrados com imagens da respectiva campanha de Dia dos Pais.
Crie uma promoção prática para divulgar os seus produtos
Com o objetivo de divulgar o seu mix de produtos, crie uma promoção em que um kit de Dia dos Pais será sorteado entre os participantes.
Crie benefícios para quem participou da ação
Ofereça um benefício a eles. Afinal, eles já estão se relacionando com a sua marca e possuem alta expectativa.
A ideia de oferecer um desconto especial para a compra de produtos no catálogo online mesmo para quem não teve a sorte de ganhar o kit é uma forma de criar empatia com o público e também aumentar as vendas.
Crie um quiz rápido para aumentar sua base e gerar engajamento
Qual estilo de cerveja mais combina com seu pai?
Com o objetivo de aumentar a base de clientes e gerar engajamento, a crie um quiz, publicou nas redes sociais e patrocinou o conteúdo para alcançar mais pessoas.
Crie um concurso cultural com mecânica simples
Nesse momento você precisa de foco. Deixe de lado os concursos que envolvem muitas ações como curtir, marcar o amigo, compartilhar, criar histórias etc.
Aqui será preciso rapidez e redução de barreiras. Faça uma mecânica simples, que com apenas uma ou duas ações a pessoa já esteja participando.
Customize seu site para a campanha de Dia dos Pais, ofereça brindes e descontos com prazo
Vista seu site com imagens e textos que remetam à campanha de Dia dos Pais e tenham a ver com sua marca. Caso contrário, seu site pode parecer desatualizado.
Selecione produtos mais vendidos para esse público e dê destaque a eles para tornar a decisão de compra mais fácil. Isso porque as pessoas gostam de saber quais são os produtos mais procurados e que mais agradam.
Reaqueça seus contatos com ações exclusivas
Aproveite a data para esquentar sua base de contatos, reforçando a marca e estimulando as negociações.
Por meio de uma campanha de email, envie um mensagem para pais (e deixe bem claro que as mães também vão curtir).
Bons exemplos de Email Marketing para inspirar sua campanha de Dia dos Pais
Seleção de produtos
Fazer uma seleção de produtos é uma boa maneira de ajudar os clientes indecisos e também pode ser uma forma de estimular o cross-selling, caso você combine produtos diferentes.
Assunto atrativo
Uma ideia é apostar no assunto atrativo. Esse, aliás, é um item que vale trabalhar na sua campanha de Email Marketing de Dia dos Pais, já que é o primeiro contato que a pessoa terá com a sua oferta. A dica é incluir números (escritos com algarismos, nunca por extenso) para chamar a atenção.
Sugestões de busca
Além de sugestões de produtos, outra ideia é trazer categorias para que o Lead faça a pesquisa por conta própria.
Cupom de descontos
Que tal selecionar um grupo de produtos para a campanha de Dia dos Pais e oferecer um cupom de desconto que pode ser aplicado a eles para a sua base?
Fonte: Biz!
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