6 Dicas para evitar os erros mais comuns na Black Friday!
Você já imaginou o que pode ser feito para evitar erros na Black Friday? Essa data tão importante aos empreendedores é ótima para movimentar o comércio e fidelizar clientes.
Para isso é necessário se preparar com antecedência, já que cada vez mais os clientes estão exigentes e preferem escolher marcas que entregam a melhor experiência de compra.
Pensando em fazer da Black Friday 2021 aliada no sucesso do seu negócio? Separamos 6 dicas infalíveis que vão contornar os erros mais comuns cometidos pelos empreendedores nesse dia. Aproveite!
Por que é importante não cometer erros na Black Friday
Quando falamos em erros na Black Friday estamos pontuando aquelas ações que possam influenciar na experiência de compra do consumidor, fazendo você diminuir suas vendas ou até ser mal visto no mercado.
Diante da pandemia do Covid-19, realizar compras online se tornou cotidiano para muitos brasileiros, que segundo pesquisa Ebit/Nielsen, movimentaram cerca de 90,8 milhões de pedidos entre janeiro e junho de 2020.
Se esse número foi alto nesse período, para a Black Friday 2021 a tendência é esperar ainda mais procura, já que os clientes estão mais antenados na prática da compra online.
Assim, um trabalho bem feito que garanta aos consumidores a melhor jornada de compra, evitando erros e incomodações, pode facilmente fazer do seu negócio um sucesso em vendas e fidelização.
Conheça os 6 erros na Black Friday mais comuns que podem ser evitados e revertidos com boas estratégias!
6 erros para não cometer na Black Friday 2021
Ainda que o erro possa ser revertido em aprendizado, é preciso estar atento para que isso não se torne cotidiano no seu negócio e impeça o crescimento da sua empresa.
1 – Black Fraude
Você já deve ter ouvido falar sobre o termo Black Fraude. Antes mesmo da chegada da Black Friday, alguns comerciantes decidem aumentar o preço dos produtos e com a chegada da data oferecem descontos falsos que induzem o cliente a comprar.
Contudo, engana-se quem pensa que isso pode passar despercebido, já que existem diferentes sites que monitoram os preços nesse período, entregando aos consumidores a verdade.
Por isso, seja realista no momento de precificar seus produtos para a Black Friday, evitando que seu cliente se sinta enganado e acabe procurando outros negócios.
2 – Subestimar um bom controle de estoque
O estoque do seu negócio precisa estar alinhado com aquilo que você realmente possa oferecer para seus clientes na Black Friday 2021.
Isso porque, ao encontrar o que procura em sua loja virtual, o consumidor cria expectativas e aguarda que elas sejam sanadas a partir do recebimento de seus produtos ou serviços.
Caso o cliente pague por um produto e não receba por ele, a relação com seu negócio poderá ser definitivamente uma frustração.
Portanto, para que isso não aconteça é necessário ter um controle detalhado de seu estoque e estar atento a atualizar sempre os produtos disponíveis em sua loja virtual para atingir o sucesso com a Black Friday.
3 – Ignorar a experiência do cliente
Outro erro bastante comum cometido por quem vende na internet é focar apenas no lucro e deixar de lado a experiência do cliente.
É necessário que todas as etapas do consumidor sejam as melhores possíveis, desde o contato com sua divulgação, o acesso a sua loja virtual, a escolha dos produtos, o pagamento e até o recebimento das mercadorias.
Portanto, fazer o cliente se sentir especial e parte do seu negócio fará da Black Friday 2021 um ótimo período para conquistar novos e ótimos clientes.
4 – Deixar de fazer uma boa campanha de divulgação nas redes sociais
As redes sociais estão cada vez mais presentes no cotidiano dos consumidores, seja para conhecer produtos e serviços ou até mesmo ver avaliações de outros compradores.
Por isso, investir em uma boa campanha de divulgação para a Black Friday começa com fotos atrativas, descrição de seus produtos e estar pronto para que você empreendedor responda às dúvidas com rapidez.
Afinal, as redes sociais são ferramentas que oferecem diferentes conteúdos e caso você cometa o erro de criar uma campanha que passe despercebida, sua divulgação será enfraquecida.
5 – Disponibilizar apenas uma forma de pagamento
Você já deixou de realizar uma compra pois as formas de pagamento eram poucas e muito difíceis? Isso acontece a todo o momento com empreendedores que acabam deixando de lado essa etapa.
Para a Black Friday 2021, é importante que você ofereça diferentes formas de pagamento aos seus clientes, de modo que eles possam escolher aquela que mais se identificam.
Além disso, oferecer opções aos seus clientes tem tudo para fazer da etapa de finalização da compra algo tranquilo, seguro e rápido. Evite solicitar muitas informações ou colocar formas de pagamento demoradas, os clientes querem agilidade para comprar.
6 – Ter logística despreparada
Uma logística bem preparada pode garantir a melhor experiência de compra aos seus clientes e isso começa desde a contratação de bons fornecedores até a decisão pelo melhor método de envio de seus produtos.
Esse erro na Black Friday através da logística despreparada pode colocar tudo a perder, pois mesmo que você tenha uma divulgação criativa, uma loja virtual fácil de mexer é no envio das mercadorias ou contato no pós venda que tudo pode mudar.
Aproveite para oferecer opções de frete, garantir segurança e rastreamento de seus produtos e auxiliar seus clientes caso ocorram atrasos ou problemas com a entrega.
Confiança precisa ser aliada no cotidiano do seu negócio e isso começa com sua loja virtual em uma plataforma que transmita credibilidade na internet!
Assim como as lojas físicas, que dividem seus produtos por setores, possuem uma fachada atrativa, aromas e música ambiente, sua loja virtual precisa cativar o consumidor e passar segurança para que ele realize a compra e sinta-se acolhido.
Isso começa com uma loja virtual organizada, com um visual diferenciado, facilidade de acesso e principalmente que você possa controlar suas operações com tranquilidade.
Via UOL