Faça do Instagram, o seu melhor vendedor!
Você tem olhado para as redes sociais na hora de vender os seus produtos?
Como mostra a pesquisa da Locowise, 75% dos usuários do Instagram já fizeram uma ação, como visitar um site, a partir de um anúncio ou publicação. A pesquisa também mostrou que metade dos usuários da rede social seguem ao menos um negócio, e que 60% deles afirmam aprender sobre um produto na plataforma.
Diante de dados como estes, fica claro que buscar saber como vender no Instagram é uma escolha sábia para impulsionar seu negócio.
Além disso, o Instagram é a rede social em maior expansão no país tanto em termos de audiência quanto de engajamento.
Como vender no Instagram?
1. Tenha um perfil comercial
A primeira dica de como vender no Instagram é começar a trabalhar sua base, o seu perfil na rede social. Para ter acesso às melhores funções para uma empresa, o perfil a ser usado deve ser de caráter comercial.
Isso precisa ser levado em conta seja para quem cria o perfil do zero para sua empresa, seja para quem usa o perfil pessoal para os anúncios. No segundo caso, é possível alterar o tipo de perfil e transformar a sua conta pessoal em comercial.
A conta comercial oferece recursos de análise de dados, métrica, impulsionamento e possibilidade de link no stories, além de funções de anúncios e loja que não são permitidas em outras modalidades.
Para isso ter uma conta comercial no Instagram, basta criar uma fanpage no Facebook e vincular com a sua conta do Instagram. Não é possível criar uma conta de negócios sem a Fanpage.
Depois que seu perfil estiver com a função comercial, você deverá fazer algumas otimizações simples. O objetivo dessas otimizações é passar uma boa imagem inicial do seu negócio, para ser capaz de atrair seguidores e testar como vender no Instagram.
2. Use uma boa BIO
Preste atenção à biografia do Instagram. A frase ali descrita deve contar para o seu cliente o que você faz e como pode ajudá-lo. Além disso, a descrição do seu negócio deve ser pensada com a finalidade de conversar com seu público, fazendo-as decidir se vão ou não seguir o perfil e clicar na sua página.
Essa parte é fundamental para quem quer saber como vender no Instagram e alguns pontos que não podem faltar são: o diferencial da marca, o segmento no qual atua e o link do site ou Whatsapp.
3. Foto de perfil
É muito importante que a foto do seu perfil comercial faça referência à empresa.
Pode ser um logotipo ou, caso sua empresa tenha por foco sua própria imagem, pode ser uma foto tirada com uma ar bem profissional, que te mostre como autoridade no assunto.
A decisão sobre usar logo ou foto cabe a você, mas indico que considere seus objetivos na hora da escolha. O motivo é simples: tudo o que mostramos para o público reflete um pedaço do que queremos que ele se lembre quando pensam na nossa marca.
4. Não se esqueça do link para sua loja
A biografia é um dos poucos espaços do Instagram onde pode inserir um link clicável, então não deixe de lado.
Adicione um link para o seu catálogo online ou Whatsapp.
O importante é que você não ignore este espaço de inclusão de link dentro da Bio do Instagram e, nas postagens, faça uma call-to-action (CTA) que chame as pessoas para clicarem na BIO. Os usuários dessa plataforma já conhecem esse tipo de chamada, que costuma ser usada como: “LINK NA BIO”.
5. Crie conteúdo pensando na persona para vender no Instagram
Para destacar a sua marca com o objetivo de vender no Instagram, você vai precisar criar conteúdo pensando na sua persona. Pois é: como o Instagram é uma rede social, espera-se que ali você faça publicações relevantes para a pessoa que está te acompanhando. No caso de marcas, indico que tenha atenção à persona que quer alcançar.
Se você ainda não sabe o que é isso, entenda que a sua persona é um personagem semifictício para quem você vai direcionar todas as suas ações. A partir do momento em que você entende as preferências de consumo da sua persona, fica mais fácil pensar em conteúdos e soluções direcionados para ela.
Ter em mente qual é a sua persona vai ser muito útil, pois sempre que surgirem insights e novidades para te mostrar como vender no Instagram, você vai conseguir pensar em qual é a melhor forma de adaptar a ideia para ele.
Essa forma de se posicionar vai fortalecer a sua marca para se posicionar como referência no nicho do mercado escolhido por você.
6. Poste fotos e vídeos com boa qualidade e descrição
É sempre importante lembrar que o Instagram é uma rede social extremamente visual. Se você quiser saber como vender no Instagram, precisa ter isso em mente.
Para ter sucesso nas vendas por lá, invista em fotos de qualidade excelente para compor um feed atrativo e aproveite os vídeos para explorar as características do produto, como acabamento e proporções.
Vale muito a pena explicar com detalhes modo de usar e vantagens da mercadoria.