Chegada do Carnaval 2023 movimenta varejo
O Carnaval 2023 está cada vez mais perto e gera boas oportunidades para o varejo. Com a perspectiva de feriado prolongado e o turismo aquecido, uma das maiores festas nacionais deve gerar um faturamento 27% maior do que em 2022, especialmente para o setor de turismo.
Conforme a Confederação Nacional do Comércio (CNC), estima-se que o Carnaval 2023 movimente mais de R$ 8 bilhões. O valor ainda é menor do que o registrado em 2020, quando teve início da pandemia de Covid-19.
Os juros altos e o endividamento das famílias estariam por trás do desempenho. Mas, com as estratégias certas, o varejo pode se manter relevante no período. Afinal, é o primeiro carnaval após uma longa fase de restrições sanitárias.
Margem de lucro e atração de clientes
O Carnaval 2023 cai no dia 21 de fevereiro. Entretanto, as duas semanas que antecipam a celebração também podem resultar em bons negócios. Afinal, o que não falta pelo país é festa preparativa.
Para o gerente do Sebrae, Enio Pinto, quem souber aproveitar a experiência dos últimos eventos do ano passado, terá uma chance extra de aumentar os lucros. No último trimestre de 2022, o comércio nacional passou por um pacote de sazões (Copa do Mundo, eleições, Halloween, Natal e Réveillon).
O especialista elenca cinco passos principais que podem resultar em boas vendas nesse período: investimento em marketing digital, negociação com fornecedores, treinamento da equipe para atendimento em larga escala, decoração do ponto de venda e busca por parcerias externas. Essas dicas vão ajudar o empreendedor a conseguir boas margens de lucro e tornar o PDV mais atrativo para os clientes.
Carnaval 2023 x Tendências dos foliões
É também preciso estar de olho nas tendências de consumo. Por exemplo, em 2020, cervejas e destilados estavam entre as bebidas preferidas dos foliões. Em 2023, o gim é o destilado que chega com forte adesão junto aos consumidores brasileiros devido à sua versatilidade de combinações e frescor.
Para a oferta de fantasias e acessórios, as interações nas redes sociais são um importante indicador. Vale observar séries, filmes, novelas e personagens em alta. Isso sem esquecer os memes e fantasias clássicas, como de super-heróis e personagens mágicos.
Investir em produtos personalizados é outra boa pedida para o Carnaval 2023. Canecas, copos, os famosos abadás e diversos acessórios se tornam particularmente atrativos nessa época.
Além disso, o grande uso de maquiagem que tanto combina com a folia também pede cuidado redobrado com a pele, o que viabiliza campanhas envolvendo protetor solar, demaquilantes e hidratantes, entre outros tipos de cosméticos.
Fonte: Vitrine do Varejo.
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