O consumidor de 2023
A WGSN (World Global Style Network) é uma agência de pesquisa comportamental e a maior referência em previsão de tendências do mundo. Com um time de estrategistas de tendências, designers, profissionais de marketing, desenvolvedores de produto e muito mais, a agência estuda e monitora constantemente as transformações globais e os movimentos políticos, econômicos, artísticos e socioculturais que impactam — ou vão impactar — como compramos, pensamos, nos comunicamos e até o que sentimos e comemos. Sabemos que 2020 foi um ano de grande impacto na economia, nas empresas e na sociedade como um todo.
Conheça os 4 Tipos de consumidores que vão moldar o mundo
Consequentemente, com tantas transformações, incertezas e disrupções, a visão do consumidor sobre produtos, marcas e experiências foi reinventada, e os hábitos e as prioridades de compra globais também foram redefinidos. É a partir desse cenário que surgem os quatro principais perfis do novo consumidor.
Os Antecipadores
A distorção na percepção temporal, a fadiga emocional e a instabilidade na economia trazidas pela pandemia afetam o grupo dos Antecipadores. Esse consumidor é cauteloso, receoso e procura marcas, produtos e serviços que possam entregar estabilidade e segurança.
Os Novos Românticos
Os Novos Românticos são impulsionados por três principais pontos: o aumento da carga de trabalho, a necessidade de se reconectar com as próprias emoções e a redefinição do que é uma comunidade. Com a nova realidade do trabalho remoto, muitos estão trocando as grandes metrópoles por áreas rurais e cidades do interior, onde o senso de comunidade prevalece.
Os Inconformados
Indignados com os acontecimentos de 2020 e a falta de apoio dos governos e instituições, esse grupo de ativistas usa a internet e a tecnologia para reunir colegas de causa e reconstruir um mundo melhor para todos. Em 2023, a cultura do cancelamento vai evoluir para focar em diversidade, já que os Inconformados apoiam e valorizam marcas e comunidades que praticam temas de diversidade.
Os Condutores
Esse grupo é formado por pessoas altamente resilientes, multidimensionais, multitalentosas, multitarefas e movidas pela flexibilidade cognitiva, ou a habilidade de pensar fora da caixa. Os Condutores estão sempre em busca de novas experiências e momentos hipersensoriais e em 2023 vão impulsionar uma nova onda de carreiras e cargos que não podem ser explicados com apenas um título (como podcaster-professor-músico-empreendedor).
E agora? O que fazer com essas informações?
Para atender os Antecipadores, invista em uma comunicação otimizada, inovações tecnológicas do varejo e ações que englobam fidelidade, recompensa e recorrência, como adoção de dispositivos para reutilização ou recarga de produtos nas lojas, planos de assinatura, encomenda de produtos, vendas antecipadas e programas de descontos e fidelidade.
Já para os Novos Românticos, desenvolva produtos, serviços e iniciativas que ajudem as pessoas a criar e reforçar os laços emocionais com o mundo interior e exterior e estimulem os rituais de bem-estar. Aposte também em produtos sustentáveis, inspirados na natureza e que despertem experiências sensoriais.
A estratégia para os Inconformados é investir em ações transformadoras, inspiradoras, contínuas e que tragam mudanças a longo prazo. Além disso, seja transparente em relação aos processos de produção da sua marca, trabalhe com uma cadeia de suprimentos ética e desenvolva produtos para diferentes culturas.
E, por fim, para os Condutores, invista em experiências virtuais e mundos alternativos.
Explore os recursos do varejo gamificado, as vendas interativas, a realidade virtual ou aumentada, o metaverso (mundos digitais compartilhados) e outros ambientes que os consumidores possam usar para se comunicar, jogar, fazer compras, aprender e trabalhar.
Entender como o seu consumidor pensa, age e sente vai te ajudar a criar estratégias, desenvolver produtos e aprimorar a comunicação e o relacionamento com o seu público. E, ao olhar para o futuro e para as tendências, você pode antecipar o processo de transformação, preparar projetos para o futuro próximo, conquistar novos clientes e até mesmo sair na frente dos seus concorrentes e ganhar mais relevância no seu nicho.
A tendência, inclusive, é de que essas iniciativas estejam difundidas e massificadas até 2023, mas os novos hábitos de consumo já são uma realidade e já é possível enxergar algumas dessas estratégias em ação (mesmo que em estágios iniciais), principalmente em grandes varejistas.
Fonte: Diti.
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