A chegada de datas comemorativas, sendo elas feriados oficiais ou não, costuma afetar consideravelmente os resultados de vendas — inclusive em estabelecimentos do setor alimentício. Com a proximidade do Carnaval de 2023, vale a pena começar a se preparar para aproveitar o evento da melhor forma possível.
Esse é um dos períodos em que mais se nota a sazonalidade nas vendas, ou seja, a variação na demanda de consumo ao longo do ano. Apesar de ser um momento desafiador, pode ser uma oportunidade e tanto para atrair e conquistar mais clientes para o negócio, se você souber aproveitar a chance.
QUANDO É O CARNAVAL DE 2023?
Um dos feriados de 2023 mais aguardados, o Carnaval 2023 vai acontecer em 21 de fevereiro, o que significa que as comemorações devem se estender do dia 17, uma sexta-feira, ao dia 22 — a quarta-feira de cinzas. Empresas de vários setores costumam estar fechadas no período, mas o Carnaval reserva ótimas oportunidades para comércios alimentícios.
Com tantas pessoas querendo desfrutar do feriado, seja curtindo as festas, seja descansando em casa, a tendência é que exista um aumento na procura por estabelecimentos que vendem comida e bebida. Nesse cenário, os negócios que estiverem prontos para atender à demanda têm tudo para conquistar um bom faturamento.
COMO SE PREPARAR PARA VENDER MAIS NO CARNAVAL 2023?
Para que a folia se estenda aos seus lucros nesse Carnaval, é importante adotar algumas estratégias. Confira dicas a seguir!
Abasteça o estoque
Uma vez que é esperado um aumento na demanda, certifique-se de fazer as compras com antecedência para abastecer o estoque. Lembre-se de conferir quais ingredientes e que outros insumos precisam de reposição, além de checar os prazos de validade e as condições de armazenamento, para evitar perdas e prejuízos.
Prepare a equipe
Se você conta com uma equipe de colaboradores, é importante garantir que todos estejam devidamente treinados para realizar suas tarefas com eficiência e agilidade, especialmente diante do aumento na quantidade de pedidos e do ritmo frenético desse feriado tão movimentado.
A depender do porte da empresa e do aumento esperado na demanda, é plausível até mesmo avaliar a necessidade de contratar pessoal extra para trabalhar no Carnaval de 2023. Isso pode garantir que seu estabelecimento atenda, de forma eficaz, uma quantidade maior de clientes.
Ofereça promoções especiais
Para destacar o seu negócio entre os concorrentes, é interessante preparar e divulgar promoções e descontos especiais. Se as campanhas de divulgação estiverem dentro do tema carnavalesco, melhor ainda. Isso vai chamar a atenção dos consumidores, que podem se tornar clientes regulares depois e até recomendar o seu estabelecimento para outras pessoas.
CASO PREFIRA TIRAR ESSE PERÍODO DE FOLGA, O QUE FAZER?
É claro que, apesar de o Carnaval 2023 ser uma grande oportunidade para aumentar as vendas, você também pode optar por pausar a produção e tirar alguns dias para descansar. Nesse caso, o ideal é deixar o seu público avisado de que o estabelecimento estará fechado no período.
Fonte: Blog Ifood para parceiros.
Você pode conhecer a área gerencial do SmartPOS lá você terá diversos relatórios para realizar a gestão completa da sua empresa. Clique aqui.
Crie sua conta agora mesmo, baixe o app SmartPOS.