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Copa do Mundo em novembro faz varejo antecipar Black Friday

Dependendo do desempenho da seleção no Mundial, promoções podem ser estendidas, segundo dados da GfK

Com a Copa do Mundo acontecendo simultaneamente a Black Friday, os consumidores vão aproveitar as promoções para comprar produtos relacionados ao Mundial. Os três itens mais citados na intenção de compra são bebidas (34%), cerveja (21%) e TVs (19%), segundo levantamento da GfK.

Normalmente, em ano de Copa, as vendas de TV tendem a ter um crescimento adicional de 5 pontos percentuais por conta do evento. Em 2022, até agosto, o acumulado é de 2,8%. Outros produtos que não costumam ter tradição na Black Friday, como aparelhos de áudio e churrasqueira elétrica, figuram na lista dos mais procurados.

 

 

 

A Copa surge como uma boa oportunidade de antecipação da Black Friday, mas por sua duração até próximo do Natal pode-se pensar em um calendário estendido e com diferentes categorias em foco. Temos que levar em conta até o desempenho dos brasileiros no Catar, que pode abrir margem para novas compras conforme eles seguem avançando na competição”, afirma Fernando Baialuna, diretor de Negócios e Varejo da GfK.

Por conta dos dois eventos, Baialuna destaca que o comércio tende a antecipar o período de ofertas, levando para o consumidor um tempo mais extenso para avaliar as ofertas. Segundo a pesquisa, 49% pretendem fazer suas compras entre 30 e 7 dias antes da Black Friday.

“Os varejistas já começam a apresentar suas promoções para a Black Friday e os consumidores estão de olho nos itens que os interessam. Nesse momento, a transparência e a clareza da oferta serão o diferencial. Com um tempo para pesquisas e comparações de preços maior, a marca deve deixar muito claro se aquele será o menor preço de toda a temporada, para não haver frustrações em seus clientes”, afirma.

Já a escolha do canal de vendas repete a tendência histórica, pois os consumidores apontam as lojas online como o grande preferido, sendo escolhido por 55% do público, enquanto 45% estão de olho nas promoções nas lojas físicas.

Fonte: Mercado&Consumo.

 

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