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Tendência de negócios para 2022: O que devemos ficar atentos para os próximos meses!

Tendência de negócios para 2022: O que devemos ficar atentos para os próximos meses!


Nunca o empreendedorismo esteve tão em alta no Brasil. Mesmo diante de uma crise econômica, o brasileiro sempre busca se reinventar. No entanto, quem está pensando em investir na sua independência financeira, é importante estar atento as tendências de negócios para 2022.

O que vai estar em alta no próximo ano? Como sabemos, o mercado vem sofrendo um forte impacto. Embora o cenário seja repleto de incertezas, alguns setores demonstram um forte potencial.

Diante da alta taxa de desemprego, ter um negócio próprio, e que seja rentável, surge como a principal alternativa para várias famílias. Esse momento também vem sendo encarado como uma oportunidade para quem sempre sonhou em empreender.

Para que esse investimento traga retorno, é importante estar atento as projeções e tendências do mercado antes de dar o primeiro passo. 
Mercado favorável ao empreendedorismo

Segundo um levantamento recente do SEBRAE, no primeiro semestre de 2021 houve um aumento recorde de abertura de micro e pequenas empresas no país.

Esse percentual é considerado o maior desde 2015. Somente nos seis primeiros meses foram cerca de 2,1 milhões de novos negócios, um crescimento de 35% em comparação ao mesmo período em 2020.

Sobre o que devemos ficar atentos nos próximos meses 

Para 2022 devemos ficar atentos a algumas tendências que já vêm em alta nos últimos dois anos. Além delas, outras inovadoras também demonstram que podem ser grandes oportunidades.

Contudo, é importante ter maturidade na hora de empreender. Estude a fundo o mercado e faça um bom planejamento para que o seu negócio obtenha o sucesso esperado.

Conhecer bem as principais áreas que estão em alta, e todo o conceito de empreender, pode te dar uma visão mais ampla de onde investir os seus recursos e como implementar as melhores estratégias para prosperar.

Sabendo disso, veja alguns fatores que todo empreendedor deve estar atento no próximo ano para gerar resultados satisfatórios:

E-commerce

A pandemia mudou muito a maneira na qual consumimos produtos e serviços. Com o isolamento social, os e-commerces ganharam força.

Mesmo com a volta das atividades normais, a expectativa é que o mercado digital não sofra um retrocesso. Pelo contrário, a tendência é que ele siga se desenvolvendo no futuro.

Uma das vantagens para quem está iniciando um negócio é o fato de não precisar de uma loja física. Hoje em dia é possível comercializar os seus produtos de forma digital.

Além de reduzir os custos com aluguel de um espaço, despesas para manutenção e mão de obra, ter uma loja online te possibilita ampliar os horizontes e abranger um número maior de consumidores.

Contudo, tenha a consciência de que, embora proporcione uma facilidade para comercializar os seus produtos, também existe a questão da forte concorrência.

Portanto, sempre trabalhe bem o marketing da sua empresa para que a sua marca ganhe visibilidade e se destaque diante dos outros. Não é porque o negócio é online que ele não deverá ser tratado como se fosse uma liderança no mercado.

Utilize todas as ferramentas a seu favor. Crie conteúdos que sejam interessantes para atrair a audiência e ter um maior engajamento do público. Lembre-se de agregar valor na vida das pessoas.

Aposte nas redes sociais e até mesmo em um blog. Use a criatividade a seu favor para mostrar as suas qualidades e atrair mais potenciais compradores para o seu e-commerce.

Criação de conteúdo

Com o aumento nas vendas online, o marketing digital se tornou ainda mais necessário. Dentro das inúmeras estratégias, a criação de conteúdo é uma das mais importantes.

Diante dessa demanda, tem crescido a procura por profissionais para produzir textos para blog, site e redes sociais. Um bom material poderá, além de trazer informações relevantes, influenciar na decisão de compra de um cliente. Algumas empresas contratam agências ou pessoas especializadas para produzir esses conteúdos.

Quais são as principais tendências de negócios para 2022

Se 2020 e 2021 foram anos positivos para se iniciar o próprio negócio, em 2022 será um momento favorável para realizar esse sonho.

Por outro lado, também existe uma certa tensão quanto a possibilidade de que grande parte dessas micro e pequenas empresas possa vir a quebrar. As principais razões são uma má gestão ou investimento em uma área que não esteja tão em alta.

Para não correr esse risco, veja alguns nichos que vale a pena investir:

Importação de produtos

Muitos produtos que estamos habituados a consumir têm origem de outros países. A china é um dos que lideram essa lista. Desde de eletrônicos, capas e acessórios para celulares e tablets, brinquedos, maquiagem, roupas, itens de decoração e utensílios em geral são trazidos de fora.

Diante dessa forte demanda no mercado nacional, o setor de importação de produtos pode ser uma boa opção para quem deseja empreender.

Esses itens podem ser comercializados em uma loja, seja ela física, virtual ou ambas. Caso esse não seja o desejo, poderá ser também uma opção para quem deseja atuar apenas como um distribuidor, ou seja, fazer a ligação entre os fornecedores no exterior e os comerciantes aqui no país.

É possível ter lucratividade nas suas situações mencionadas acima. Um dos pontos positivos é que existe uma diversidade de produtos.

Contudo, é importante entender o que tem potencial de fazer sucesso entre o público brasileiro. Ter itens exclusivos e novidades podem te destacar diante da concorrência.

Faça uma boa pesquisa de mercado para não ficar limitado apenas ao mercado chinês. Outro cuidado que deve-se ter é sobre as regras de importação e legislações em vigor para que todo o processo de importação ocorra dentro da legalidade.

Infoprodutos

Outra aposta para 2022 são os infoprodutos. Nesse tipo de negócio, o empreendedor passa a ser um criador de produtos digitais. Mas o que isso significa?

É possível produzir e comercializar itens virtuais, como:

– Cursos online;

– E-books;

– Audiobooks;

– Infográficos;

– Apostilas;

– Videoaulas;

– Aplicativos;

– Livros;

– Músicas.

A maioria deles tem como foco a área do conhecimento.  O interessante que qualquer pessoa, que possua alguma habilidade, pode explorar esse nicho. Ela poderá criá-lo ou até mesmo contratar alguém para produzir e comercializar.

Outro fator a ser considerado é que, embora não seja uma regra, o ideal é que o infoproduto tenha um potencial ilimitado de vendas.

Setor alimentício

Um setor que está sempre em alta é o alimentício. Afinal de contas, todo ser humano precisa de comida para sobreviver.

A grande vantagem desse setor é que existem várias maneiras de explorá-lo. Inclusive é um dos nichos mais procurados entre os micro e pequenos empreendedores.

Para iniciar esse tipo de negócio não é preciso investir muito dinheiro. A pessoa pode começar aos poucos, vendendo para a vizinhança e conhecidos, e ir crescendo ao longo do tempo.

Grandes marcas começaram na cozinha de casa. Com um bom planejamento é possível tornar um simples negócio em uma grande potência do mercado.

Não tem ideia do que vender? Veja algumas ideias:

– Bolos, bolo de pote, tortas;

– Doces;

– Salgados;

– Refeições (restaurante, lanchonete, entrega delivery,…)

Essa é uma ideia de negócio que pode contar com um espaço físico, como restaurante, lanchonete, barraquinha, foodtruck, empório, delicatessen, entre outros.

Não deseja investir em um estabelecimento físico? Não tem problema. Poderá contar apenas com o regime de entrega.

Não importa qual seja o meio escolhido, o empreendedor deverá sempre investir na divulgação e estratégias para vendas. Utilize as redes sociais, site, como também os aplicativos de delivery para chegar até o seu público.

Priorize sempre um bom atendimento e a qualidade daquilo que está sendo comercializado, levando em consideração os insumos e a higiene na produção.

Artesanato

Uma das atividades mais antigas no mundo também está em alta. De todos na lista apresentada, é considerado um dos mais em alta em 2022.

A mudança comportamental das pessoas, que estão em busca de produtos menos industrializados, tem levado a um crescimento na procura por itens artesanais.

A preocupação com o meio ambiente também é um fator que vem influenciando na maneira na qual consumimos. Produtos que tenham um valor agregado e, principalmente, com uma proposta ecológica estão entre as principais apostas. Isso inclui artigos de decoração, roupas, acessórios, bolsas e até mesmo alimentos. É uma boa oportunidade de negócio para quem é artesão ou deseja ter uma loja especializada nesses artigos.

Consultoria de marketing digital

Como já mencionamos, o marketing digital é uma forte tendência. Diante disso, cresce a necessidade das marcas e empresas contratarem profissionais especializados nessa área.

Esse é o momento para quem domina o assunto, e possui certa experiência, fazer bons negócios. A pessoa poderá atuar tanto de forma independente, prestando serviços, como também criar a sua própria agência.

As empresas estão cada vez mais contratando consultores de marketing digital. Esse profissional é responsável em orientar na hora de implementar as estratégias de vendas e crescimento na internet.

Ele ajuda as marcas a identificar quais são as melhores oportunidades e quais são os passos necessários para aproveitá-las. Além disso, auxilia na hora de fazer o planejamento para que os objetivos do contratante sejam alcançados.

Sabendo que a demanda ainda é maior que a oferta, a hora de começar é agora! Por que não começar hoje mesmo um negócio de consultoria?

Franquias

Esse pode não ser uma novidade, mas merece uma atenção. O setor de franquias ainda segue como uma boa aposta para quem tem dinheiro para investir em um negócio mais consolidado no mercado.

Depois de uma forte queda em 2020, o setor voltou a reagir positivamente e deve seguir nessa curvatura de crescimento em 2022.

Contudo, esteja sempre atento aos nichos que estão mais em alta.

Educação

Com a pandemia, o ensino passou a ser remoto. Com isso, houve uma queda no desempenho dos estudantes. Para não comprometer o aprendizado, muitos pais resolveram aderir alternativas para reforçar os estudos.

Quem possui experiência nesse ramo poderá investir em uma empresa que prestam o serviço de aulas particulares para crianças e adolescentes. A vantagem é que requer um investimento mais baixo, comparado a outros segmentos, e pode trazer um bom retorno a curto prazo.

Alimentação em casa

Com o delivery em alta, investir em franquias de marcas de alimentos que entregam em domicílio. O investimento inicial varia, começando na faixa dos R$70 mil. O retorno costuma acontecer em um ano.

Farmácias

Um dos setores que mais faturaram nos últimos anos foi o farmacêutico. As redes de farmácias estão querendo ampliar cada vez mais os seus negócios.  Contudo, esse é um dos investimentos mais altos dessa lista. Os valores iniciais ficam em torno de R$200 mil com um retorno médio de dois anos.

Estética

Outro setor que segue em alta é o de estética. A prova disso é que o Brasil está entre os três maiores países do mundo que consomem produtos e serviços de beleza e bem-estar

Veja alguns cuidados que o futuro empreendedor deverá considerar antes:

Mercado: primeiro ponto a ser analisado. Veja se existe público e oportunidades de crescimento. Alguns negócios podem parecer interessantes, mas não ter perspectiva de ampliar a médio e longo prazo. Não cometa o erro de investir pensando em apenas lucrar a curto prazo.

Concorrência: por mais interessante que seja o negócio, veja se ele não está saturado. Estude o mercado para medir a concorrência e também utilize essa pesquisa para analisar os pontos fortes e fracos de cada um para aprimorar a sua empresa.

Capital inicial: saber o quanto tem para investir é importante. Nunca utilize toda a sua renda no início. Tenha sempre uma reserva para caso de emergência ou o negócio não d6e certo. Se descapitalizar no começo pode ser um grande risco. Tenha sempre em mente que o lucro não vem rápido e, portanto, é preciso estar sempre amparado.

Como podemos notar, o ano de 2022 promete muitas novidades e também a consolidação de alguns setores que já vêm demonstrando uma tendência de alta. Esteja sempre atento as promessas do mercado, mesmo que não sejam ligadas ao seu nicho.
Via SEBRAE

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