Promoções, descontos, frete grátis e outras tantas promessas. Em um mar de ofertas, o que fazer para que o seu público escolha você para fazer as compras da Black Friday?
1 – Aposte nos pagamentos digitais
Segundo pesquisa realizada pelo E-commerce Brasil, as vendas online do primeiro trimestre de 2021 tiveram alta de 57,4% em relação ao mesmo período em 2020.
As compras online vieram para ficar. As restrições para as lojas físicas durante a pandemia do COVID-19 levaram os consumidores, de uma forma ou de outra, para as vendas online – e eles tomaram o gosto pela coisa.
2 – Antecipação e planejamento
Esse é o básico. Assim como o Natal, para o qual o comércio se prepara desde o fim do carnaval, a Black Friday requer tempo de dedicação.
Confira no que prestar atenção antes da grande data:
Verificar o seu estoque de produtos, identificando os produtos que são mais e menos vendidos;
Definir um plano de entregas: Não adianta oferecer frete grátis para todo o Brasil se você somente comporta a entrega para o sudeste, certo?
Se tiver e-commerce, conversar com a sua equipe de tecnologia para que o site comporte uma quantidade superior de acessos é essencial.
E o que ninguém quer ouvir, mas é nossa missão falar: faça cálculos. Verifique o quanto é possível oferecer de desconto sem que você fique no vermelho – mas também saiba que, muitas vezes, ter uma loja é se arriscar.
3 – Conheça (e escute) o seu consumidor
Os seus clientes não estão somente no final da jornada de venda. Podem estar no meio, no processo – e principalmente, no início.
E essa escuta de proximidade com seus clientes pode ser por meios muito simples! Que tal abrir uma caixa de perguntas nos seus stories do Instagram perguntando o que eles querem comprar na sua loja?
É interessante fazer uma retrospectiva dos últimos meses também: Seus consumidores têm pedido a reposição de um produto específico? Tem comprado mais um produto do que outro? Qual?
Claro que, antes disso, é importante conhecer a sua persona: São mulheres? Homens? De que idade? O que fazem? Por que procuram a sua loja?
4 – Saiba usar os gatilhos de vendas
Gatilhos mentais, no Marketing Digital, são facilitadores para a tomada de decisão.
5 – Conte com uma equipe de Marketing Digital
Não podemos negar a importância que a Black Friday tem para o comércio local, global, ou para o faturamento de qualquer empresa no final do ano.
Por isso mesmo, é importante ter equipes cuidadosas e dedicadas para cada aspecto levantado neste artigo: estoque, vendas, atendimento etc.
Via outlab