Muitos comerciantes aproveitam as datas comemorativas e feriados para bater as metas de vendas.
Para isso, diversas são as estratégias, técnicas e ferramentas que são usadas e ou construídas para atrair o cliente nesses períodos.
O uso do marketing sazonal é, sem dúvidas, uma das melhores estratégias para explorar essas datas no calendário. Mas você sabe como funciona o marketing sazonal?
Ao estudar bem o seu público-alvo, você será capaz de fazer um planejamento estratégico com as datas mais importantes e elevar as vendas durante feriados nacionais e regionais.
Para isso, estude e planeje seu calendário anual com antecedência. Procure não apenas as datas comemorativas mais comuns, busque outras, sempre correlacionando o seu produto com a celebração.
Vamos supor que o seu produto seja artigos para confraternizações. A sazonalidade certamente é no final do ano com surgimento das diversas festas de fim de ano em empresas, escolas e outras instituições. Porém, estudando o calendário anual do futebol, seu produto, por exemplo, pode se tornar sazonal durante as finais dos campeonatos estaduais e nacionais.
Essa ampliação do mercado vai acarretar em altas vendas e aumento do faturamento. Por isso, é extremamente importante estudar o seu produto e fazer a correlação com as datas comemorativas no mercado.
Por isso, invista em um sistema de controle de vendas e faça um diagnóstico dos piores meses do negócio e estude para entender como as ações sazonais nestes períodos de baixa podem mudar o destino da sua empresa.
Como implementar o marketing sazonal?
Descreva como será a comunicação do negócio com o cliente, deixando sempre claro as vantagens que ele terá ao adquirir o seu produto ou serviço naquela época do ano. Uma tarefa super importante nessa estratégia é avisar que o seu negócio funcionará durante todo feriado e o horário de atendimento.
Faça o cliente ir até você. Lembre-os que sua empresa existe e que o espera com aquela oferta especial. E não esqueça que essa comunicação deverá acontecer constantemente, pois pode acontecer do cliente não ir ao seu encontro no feriado, mas ir no dia seguinte.
Você pode também criar a sazonalidade, aproveitando a intenção de compra que acontece fora de época. Por exemplo, tradicionalmente as vendas de biquínis acontecem no verão.
Mas o Brasil é um país tropical e que tem regiões quentes o ano inteiro. Logo, atuar com a oferta destes itens nas férias de junho pode ser um bom negócio para sua empresa. Da mesma forma, você pode criar promoções das roupas de inverno para aqueles clientes que precisam delas durante o verão.
Existem também campanhas comerciais que contam com objetivos de expandir o conhecimento da marca.
Por exemplo, durante o Dia das Bruxas deste ano, a rede de fast food Burger King fez uma ação inusitada em que premiava os frequentadores que fossem ao drive-thru de uma de suas lojas usando uma vassoura. A ação ganhou engajamento online, formando filas em várias unidades da rede.
Você pode propor algo para ampliar a sua geração de leads e trabalhar o funil de marketing futuramente para elevar as vendas.
Calendário internacional
No mercado globalizado e conectado é importante também observar as datas comemorativas internacionais. Eventos como o dia dos solteiros na China, Black Friday e Cyber Monday são bons exemplos de momentos que já foram incorporados pelo comércio eletrônico para intensificar as vendas.
Um exemplo do calendário internacional que veio para ficar no país é a Black Friday. A data está cada ano mais fortalecida e os consumidores, muita das vezes, esperam o período para conseguir comprar o que eles tanto almejam.
O ideal é que você já elabore as suas metas e ações para a Black Friday com um período mínimo de três meses para ter tempo de implementar e colher os frutos desta iniciativa.
O marketing de relacionamento é outra tarefa estratégica para conquistar seu cliente em feriados ou datas comemorativas. É por meio dele que você encanta o seu consumidor, estando sempre a sua disposição e faz com que ele te procure mesmo em períodos sazonais.
Ao adotar uma dessas dicas, suas chances de vender mais serão cada vez mais evidentes!
Documente, anote os dados de cada estratégia, ação realizada e avalie tudo o que os dados trazem para o seu negócio.
Seja criterioso para medir a eficiência das estratégias e esteja sempre pronto para propor mudanças. O mercado é volátil e você empresário precisa estar preparado para as mudanças tão dinâmicas!
De Esther Vasconcelos
Via Rede Jornal Contábil.