Falta pouco para o Dia das Crianças! Sua empresa aproveita todas as oportunidades que essa data pode trazer? Lojas físicas, ecommerces e qualquer outro tipo de negócio podem incluir ações de Marketing Digital para aproveitar uma das datas que mais movimentam o comércio no Brasil.
Em 2020, o varejo virtual faturou R$ 3,1 bilhões em vendas para a data – um crescimento de 28% em relação ao ano anterior. O ticket médio foi de cerca de R$ 472. A pandemia de Covid-19 habituou os consumidores às compras online, então é provável que os números continuem altos em 2021, mesmo com a crise econômica.
Assim, pensar na promoção da sua loja online para o Dia das Crianças pode trazer oportunidades para gerar mais negócios. Só que você só vai conseguir ter a chance de aumentar os lucros se começar a agir com antecedência.
Independentemente do segmento de sua empresa, essa é uma ótima época para trabalhar seu branding, conquistar novos clientes, disseminar sua marca pela internet e até mesmo tentar emplacar uma viralização nas redes sociais.
As dicas podem servir tanto para quem oferece serviços ou produtos destinados ao público infantil como para quem é de um segmento sem relação direta com a data, mas que pode aproveitá-la para aumentar o alcance de sua empresa na internet (e consequentemente suas vendas).
1 – É importante se preparar para a data com antecedência
Para conseguir aproveitar o Dia das Crianças, você precisa alinhar sua estratégia, contemplando diversas áreas da sua empresa, o que requer planejamento e tempo. Então, como está a sua preparação? Por exemplo: você fez boas fotos dos seus produtos?
Campanhas de email, anúncios, postagens de divulgação, ambientação da loja, tudo isso exige tempo para ser desenvolvido. Quais dessas ações você já conseguiu colocar em prática? Não precisa ser tudo, mas alguma coisa é legal fazer!
Se você ainda não está com tudo pronto, não se desespere. Ainda dá tempo de correr atrás e potencializar seus lucros com vendas na data, basta saber priorizar!
2 – Pense em combinações de ofertas/presentes
É muito comum que no Dia das Crianças os consumidores precisem de mais de um presente. Pense em pais que têm mais de um filho ou em padrinhos que têm mais de um afilhado. Essas pessoas vão precisar de presentes diferentes e você pode aproveitar a necessidade para incentivá-los a comprar todos os presentes na mesma loja — no caso, a sua.
Faça ofertas com diferentes combinações, como presentes para gêmeos, para menino e menina e até mesmo para diferentes faixas de idade. Reúna todos os produtos que sua loja virtual tem para crianças de diferentes idades e pense em combinações criativas, que façam com que os consumidores comprem tudo na mesma loja.
Há muitas razões para essa estratégia dar certo. Pode ser pelo fato de pagar um único frete, de centralizar o pagamento em um só local ou até mesmo o fato de facilitar a compra.
3 – Ideia de promoção: compartilhamento de fotos do fundo do baú ou dos filhos
Se você pretende criar uma promoção, a hora é agora. Independente do tempo que esteja faltando para o Dia das Crianças, ainda dá para criar uma ação legal e contar com a participação do público.
Você já deve ter visto vários amigos publicando fotos com seus filhos nas redes sociais, certo? Ou, talvez, até você tenha publicado uma, caso seja pai ou mãe. Para aproveitar o momento e aumentar o alcance de sua empresa nas redes sociais, você pode:
✔️ Incentivar os clientes e Leads a enviarem fotos de quando eram crianças;
✔️ Incentivar as pessoas a contarem uma história curiosa da época em que eram pequeninos.
4 – Aproveite o Dia das Crianças mesmo que o seu público-alvo não seja infantil
Oi? Dia das Crianças não é só para a venda de produtos infantis? Sim, esse é o foco da data, mas, de um tempo para cá, notamos que muitas empresas de outros nichos começaram a aproveitar o buzz da data para também aumentar suas vendas.
Como a maioria das datas comemorativas, sempre há alguns nichos que não conseguem encaixar nada do seu mix de produtos como opção de presente para o dia. Mas você pode ser criativo.
Alguns segmentos utilizam a onda do “desperte a criança que há em você” para oferecer ofertas para o público adulto. Outros, conseguem combinar a data com seus produtos, como no exemplo abaixo.
Claro que é melhor conseguir encaixar no post um link direcionado para uma oferta sua, mas, se não der, faça isso do mesmo jeito. Você pode aproveitar a data para, por exemplo, movimentar as redes sociais.
Algumas empresas entram na onda da nostalgia, publicando conteúdos sobre a infância ou até mesmo trocando a foto da fanpage. O mais importante é criar esse laço com a audiência que tem grandes chances de simpatizar com sua marca por causa da imagem e adquirir outros produtos seus em outro momento.
5 – Prepare sua loja e seu site e suas redes sociais com a temática da data
Para entrar no clima, pense em uma decoração temática bem colorida para sua loja — e a estenda para peças gráficas e banners em seu site e redes sociais.
Por exemplo, coloque banners laterais em sua loja virtual e troque a foto de capa e de perfil nas redes sociais para dar destaque a sua ação de Dia das Crianças.
Faça, também, seleções especiais de produto e dê destaque a elas na sua loja física e online para facilitar a escolha dos que ainda estão indecisos.
6 – Planeje a logística de entrega pré-Dia das Crianças
Se você possui um ecommerce, lembre-se da importância de organizar sua distribuição para demandas maiores nos dias que antecedem a data.
Cuidado com atrasos, pois, caso ocorram, podem significar um cliente que não voltará a comprar em sua loja. Deixe claro seus prazos de entrega, se possível oferecendo opções de entrega expressa.
Mesmo que deixe para a última hora, o consumidor não quer correr o risco de não receber a encomenda. A última coisa que mães, pais e avós querem é decepcionar uma criança, deixando-a sem presente.
7 – Ofereça brindes especiais no Dia das Crianças
Você pode aproveitar para vincular sua venda a um brinde interessante para seu público. Mas, para produzi-lo, também precisará de antecedência. Imagine que outras marcas terão a mesma ideia que você e podem deixar para a última hora.
Para conseguir bons fornecedores e valores negociados com antecedência, comece a buscar opções e levantar orçamentos desde já. Que criança não gosta de um brinde?
Lembre-se que adultos também gostam de brindes. Se a sua loja trabalha com várias faixas etárias, que tal oferecer uma lembrança ao cliente que fez a compra para o filho? Ele certamente lembrará da sua empresa em outras datas!
8 – Crie atrativos divertidos e recreação
Garanta uma boa experiência oferecendo um momento de alegria e envolvimento para a criança. Também é uma boa oportunidade de aliar sua loja física à sua presença online! Dê uma olhada na ideia a seguir.
Contrate animadores, recreacionistas, contadores de histórias e maquiadores infantis para garantir a diversão. Pipoca ou algodão doce são bons atrativos tanto para as crianças como para os pais.
Divulgue o evento nas suas redes sociais, criando eventos no Facebook e acionando os seus antigos clientes por email ou WhatsApp. O engajamento será físico e virtual!.
9 – Foque na facilidade de pagamento para o Dia das Crianças
Apesar da escolha do produto ser orientada pela criança, a compra de fato é feita pelos pais, tios e avós. Por isso, ofereça boas condições de pagamento, como parcelamento e descontos especiais, além de diferentes meios, por exemplo cartão de crédito, débito e pagamento via boleto.
É claro que você deve levar em consideração a sua situação financeira atual. Avalie o que é possível fazer, considerando sempre que oferecer mais opções de pagamento pode resultar em mais negócios fechados!
10 – Previna-se contra problemas técnicos e falta de estoque
Ok, você decorou sua loja e preparou promoções e brindes para atrair compradores. Mas nada disso terá efeito se os seus clientes não conseguirem finalizar a compra.
Por isso, certifique-se de que há estoque disponível para uma data comemorativa como essa e teste seu site para evitar problemas técnicos, considerando que receberá muitas visitas.
Verifique a capacidade do seu site para que ele não caia por excesso de acessos e deixe disponível um canal para ajuda ou reclamações.
Se você já fez algum tipo de promoção de Dia das Crianças em anos anteriores, analise o que deu certo e o que deu errado. Podemos extrair informações preciosas de ações passadas, evitando a repetição de erros e potencializando acertos.
11 – Atenção às regras de publicidade para crianças e ações de marketing infantil
Da mesma forma, é importante ter certeza de que o conteúdo da sua campanha é adequado ao público infantil, o que não pode ser assegurado às pressas.
Não adianta você preparar sua campanha com afinco se não estiver atento às regras de publicidade para crianças. Siga-as para que sua campanha dialogue com essa faixa etária da maneira adequada.
A campanha Somos todos responsáveis, coordenada pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), busca difundir boas práticas para a publicidade voltada a crianças.
O site do projeto apresenta argumentos para contribuir com a reflexão sobre o assunto — de forma “baseada em educação, e não em proibição”, segundo o presidente do Conselho Superior da Abap, Dalton Pastore.
Além disso, no site da campanha Somos todos responsáveis estão disponíveis para download diversas cartilhas educativas. São materiais voltados a jornalistas, pais, mães, publicitários, dentre outros. Uma delas, “As leis, a publicidade e as crianças”, traz a legislação voltada para esse público resumida de forma simples e acessível.
12 – Coloque o clima infantil (ou nostálgico) nas suas redes sociais
Sabe quando o 12 de outubro se aproxima e seus amigos começam a colocar fotos irreconhecíveis dos tempos da infância? Você também já deve ter participado da brincadeira, que é muito divertida!
Dá para utilizar o elemento nostalgia também para chamar a atenção para sua marca. Publique fotos de brinquedos antigos, por exemplo, ou outros memes — afinal, são os adultos que vão comprar os presentes.
Para entrar no clima do Dia das Crianças, outra ação interessante é mudar as imagens das suas redes sociais. Algumas sugestões são as fotos de perfil e a imagem de capa do Facebook e a foto do Instagram, substituindo-as por imagens produzidas para a data.
Você também pode fazer posts no Stories e na timeline do Instagram para explorar o potencial visual do aplicativo. Assim, relembra os clientes sobre a data e mostrando suas opções de produtos ou serviços que mais combinam com os pequenos.
13 – Publique um post no seu blog sobre o Dia das Crianças
Se ainda não o fez, publique em seu blog um post sobre o Dia das Crianças. Um texto com dicas de presentes para cada faixa etária pode ser muito útil para as pessoas que estão indecisas. Ele ainda mostra que você entende do assunto e que pode ajudá-las.
Além disso, esse conteúdo contribui para o aumento de tráfego orgânico em seu site durante o período. Isso porque é uma época na qual muitos familiares buscam por presentes de última hora. Não se esqueça de inserir imagens bonitas para chamar a atenção dos leitores.
Via RD Station