Antes de fazer um planejamento para redes sociais, é importante definir os objetivos do marketing e da empresa como um todo.
Afinal, a estratégia de social media só faz sentido se ajudar a empresa a alcançar seus objetivos: vender mais, ampliar seu alcance, gerar mais Leads ou atrair visitantes para o site, por exemplo.
O planejamento para redes sociais, portanto, é a forma de organizar as ideias e estratégias para que elas cumpram sua função na estratégia empresarial.
Para isso, você deve passar pelos pontos que vamos mostrar agora: público, objetivo, canais, frequência de publicação, conteúdo e monitoramento dos resultados.
1 – Saiba com quem a marca está falando
Redes sociais foram feitas para criar conexões. São poderosas ferramentas de relacionamento entre marcas e consumidores. Então, para se relacionar com as pessoas, você precisa saber com quem está falando. Para isso, o ideal é traçar o perfil da sua buyer persona no planejamento.
A persona é a descrição de um personagem que representa o seu cliente ideal. É com esse personagem que os seus conteúdos vão se comunicar, para abordar os assuntos que a persona gosta, resolver suas dúvidas e necessidades, falar a sua língua e estar nos canais que ela utiliza.
Perceba que a buyer persona vai além do público-alvo, que talvez você já tenha definido para a sua marca.
Enquanto o público-alvo segmenta as pessoas superficialmente, com base em gênero, idade e localização, a persona aprofunda os interesses e comportamentos do público ao longo da sua jornada de descoberta e aprendizado sobre sua marca.
2 – Trace uma estratégia de planejamento para as redes sociais
Se você já sabe com quem está falando nas redes sociais, quais estratégias precisará adotar para se comunicar com a sua persona? A definição de uma estratégia mostra o caminho para alcançar a persona, criar um relacionamento com ela e chegar aos resultados.
Para isso, a estratégia deve começar com a definição de objetivos e metas. Pense no que você deseja alcançar no curto, médio e longo prazo nas redes sociais. Estabeleça metas quantificáveis e mensuráveis para que os indicadores possam mostrar se você conseguiu alcançá-las.
Com os objetivos e metas na mira, defina o caminho para alcançá-los. Analise o contexto do seu mercado, como os concorrentes atuam, como o público se relaciona com as marcas e quais oportunidades você pode explorar nas redes sociais.
Defina quais conteúdos você vai produzir (pagos e orgânicos), quais linhas editoriais vai seguir e como a sua equipe vai se organizar para isso.
3 – Estabeleça os canais, a constância e a frequência
Muitas marcas colocam essa etapa lá no início e definem os canais e conteúdos antes de tudo. Só que a escolha das plataformas depende da definição dos objetivos da estratégia e do perfil da persona, que devem vir em etapas anteriores, como já mostramos.
Cada rede social tem características, formatos e linguagens diferentes, que atendem a diferentes públicos e ajudam a cumprir diferentes objetivos de marketing. Por isso, é importante conhecer cada rede social para escolher plataformas mais alinhadas ao seu planejamento.
Ao definir os canais, você também deve planejar um calendário de publicações que garanta a sua regularidade. As marcas devem ter posts constantes, com um intervalo de tempo adequado entre eles, para não perder o engajamento dos seguidores e mostrar aos algoritmos que estão sempre ativas.
Vale destacar que não existe uma frequência certa de postagens — o importante é avaliar a sua capacidade de produção e testar com o seu público para ver o que funciona melhor.
Via RD Station