05 dicas para vender de portas fechadas!
- Olhe para o seu cliente primeiro, e depois para o seu produto
Talvez o que antes era o seu produto principal, não é mais essencial para seu cliente nesse momento, como, por exemplo, se você vende pacotes de viagem. Se esse é o seu caso, imagino que está pensando: “como vou ligar e oferecer um pacote de viagens nesse momento”, ou “essa é a última coisa que meu cliente quer pensar”. Mas ao olhar para o seu cliente, você pode observar que ele tem novas necessidades como: aliviar a tensão de estar em casa há muito tempo, ou distrair as crianças que estão sem atividades externas e se adaptando ao homeschooling. Ao observar essa realidade, o que você pode criar para se aproximar de seu cliente, trazendo momentos de descontração? Mesmo online, e até usar a sua experiência em viagens (já que esse é o seu negócio) para criar momentos de interação com o cliente em lives ou até mesmo encontros online utilizando plataformas gratuitas como Meets do Google.
Ao se aproximar de seu cliente, você pode entender quando ele estará disposto a consumir, mesmo em pequenas quantidades o seu produto. Com isso, é possível já criar promoções e estratégias para adiantar o investimento e, com isso, manter aberta a possibilidade de receita em sua empresa.
- Mantenha o relacionamento com o seu cliente
Nesse momento é ESSENCIAL que você esteja próximo do seu cliente, mesmo que para perguntar se ele e sua família estão bem. Isso vai fazer com que ele tenha você como uma empresa confiável e compartilhe informações e necessidades com você. O seu cliente ainda presenteia pessoas que fazem parte da vida dele, ele ainda celebra datas festivas e conquistas e ainda tem, não só necessidades, mas desejos de consumo.
E, se aproximando dele, suas sugestões de compra (e não apenas divulgações desesperadas) serão ouvidas e despertarão a atenção dele.
Acredite, muitos de seus clientes estão consumindo, talvez só tenham mudado a forma de consumir e você, estando próximo a ele, vai entender como atendê-lo.
Você já entrou em contato com o seu cliente durante esse período? Enviou alguma mensagem para ele? Faça isso AINDA HOJE.
- Prepare ações promocionais durante esse período
Crie grandes liquidações com produtos que estão parados durante esse período, ofereça benefícios no modelo de indique um amigo, crie vouchers de adiantamento de compra com um bom desconto (esse modelo funciona muito bem com restaurantes, por exemplo). Atraia seu cliente, chame a atenção dele!
Muitos estão apenas esperando uma boa oportunidade para consumir.
- Procure soluções gratuitas para desenvolver o seu negócio
Você vai precisar se adaptar e, a adaptação ao digital é essencial. Para isso, você tem diversas plataformas que te ajudam e de forma gratuita, o que é ainda mais importante nesse momento. Aproveite todas elas para obter mais eficiência e resultado.
Temos uma dica de ouro aqui: se você ainda não tem sua loja virtual, comece ainda hoje!
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.netpos.smartpos
A criação da loja leva poucos minutos e, em poucos passos, você já pode ativá-la e começar a divulgação para seus clientes.
- Não desista!
Muitas vezes as notícias não serão favoráveis e poderão te desanimar, mas é muito importante que você continue com toda a garra e desejo pelo sucesso do seu negócio. Isso vai fazer com que você, todos os dias, pense em como se adaptar e como ter resultado.
Para isso, crie pequenas metas diárias e trabalhe o máximo que puder para alcançá-las. Mantenha sua rotina de trabalho e garanta que sua equipe esteja bem e motivada para alcançar cada um de seus objetivos.
Via Associação Comercial e Industrial de Campinas – ACIC