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O varejo “físico” acabou?

Como será o comportamento do consumidor pós pandemia? O movimento de pesquisa de preços, de visitas as lojas, o tradicional “caroçar” continua como antes?

O ano de 2020 trouxe uma aceleração digital a todo tipo de negócio, de pequenos empreendedores a grandes redes. Cada qual com seu desafio, mas todos estiveram frente a uma necessidade comum: vender a distância.

Não só o varejo se viu movido por esta transformação, mas os clientes também passaram a optar por negócios online.

Os números já refletem esta mudança: no primeiro semestre de 2020, 7,3 milhões de brasileiros tiveram sua primeira experiência de compra online e as vendas digitais cresceram 47%, conforme informações do levantamento da Ebit/Nielsen.

As lojas físicas certamente terão de se reencaixar nesse caminho trilhado pelos clientes até a decisão de compra.

E deste desafio, transformar estes espaços físicos, em locais de experiências, talvez seja uma grande oportunidade.

Endereços físicos poderão se transformar em espaços de relacionamento com o produto e com a marca. Onde o cliente possa interagir com o produto, se relacionar com o vendedor, que passa a ter uma postura mais consultiva.

Também passam a ser, endereços para retirada de mercadorias compradas pela internet – reduzindo custos de logística e frete.

O atendimento presencial continuará sendo essencial, o consumidor está cada vez mais exigente e fazendo escolhas mais conscientes. Negócios que se reinventarem, ou ainda, se ajustarem aos novo modelo de comportamento consumidor, sairão na frente.

Mantenha suas vendas online, aposte no marketing digital, mas não, não abandone o seu endereço físico!

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