Controle é essencial para o sucesso da sua empresa. Confira dicas do especialista Rodrigo Vasconcellos.
A gestão do estoque é um dos fatores essenciais para o sucesso de um negócio. Ao comprar quantidade certa, negociar o melhor preço possível e evitar o desperdício, o empreendedor consegue tornar mais rentável seu bar ou restaurante.
De acordo com Rodrigo Vasconcellos, da CMV Solutions, consultoria especializada na otimização de recursos de bares e restaurantes, gerenciar bem o estoque não é uma tarefa agradável. “A atividade não é fácil, mas pode levar sua empresa mais longe”, afirma.
Vasconcellos foi um dos participantes do PEGN Labs, evento voltado a donos de bares e restaurantes e empreendedores interessados em atuar no setor. Durante o Labs, o consultor deu dicas para empreendedores. Confira:
- Diversifique os fornecedores
Por conveniência, muitos empreendedores costumam comprar todos os seus produtos de um ou de poucos fornecedores. No entanto, tal prática pode fazer o dono do bar ou restaurante perder dinheiro. “Cada fornecedor consegue ser mais competitivo em um determinado tipo de produto”, diz Vasconcellos. Ao comprar vários itens de um único vendedor, o empreendedor diminuir suas chances de conseguir os melhores preços. Por isso, o consultor sugere que os donos de bares ou restaurantes “colham cerejas”. O termo é inspirado na expressão inglesa “cherry picking”, que denota um trabalho mais detalhado nas busca por algo importante para um negócio. “Dedique um tempo à colheita. Ter vários fornecedores pode cortar seus custos de forma significativa.”
- Use a regra 20/80
De acordo com Vasconcellos, existe uma maneira simples e eficaz de fazer a gestão dos estoques: a “regra 20/80”. “Esse método diz que 20% dos seus produtos são responsáveis por 80% da sua lucratividade”, diz o fundador da CMV. Ele afirma que, com isso em mente, o empreendedor pode focar na gestão de seus produtos mais lucrativos caso não tenha tempo para se debruçar sobre o controle de todo o estoque. “Com a ‘regra 20/80’, quem tem um bar ou restaurante pode ser muito mais assertivo nesse trabalho.”
- Controle a entrada e a saída de produtos com rigor
Quem tem um bar já deve ter passado por isso: o cliente pede uma dose maior a um bartender, e ele dá “um chorinho” a mais. De acordo com Vasconcelos, esse tipo de agrado interfere na lucratividade do negócio. “É difícil controlar a saída de produtos que são vendidos em forma de dose, mas é preciso ter rigor para aumentar as margens”, diz.
- Lembre-se de que problemas sempre existirão
Apesar da necessidade de controle, Vasconcellos ressalta que sempre haverá desperdícios. “Garrafas quebram, coisas estragam, funcionários em treinamento usam mais produtos do que o necessário. Esses são apenas alguns dos fatores quase inevitáveis que levam a um gasto maior de insumos. Não pense que será possível acabar com o desperdício.”
Via PEGN